top of page
Primeira apresentação
 
Nanotecnologia e Segurança do Trabalho
(Conteúdo destinado à comunidade escolar da ETEC de São Paulo)
Atenção: No final desta página temos uma Palestra Especial para a "VI SIPAT" da Dra. Arline Arcuri  (FUNDACENTRO).
**************************************
A nanotecnologia utiliza como matéria básica de trabalho as matérias em escala atômica e molecular (nanopartículas) produzindo e desenvolvendo diversos materiais para diversas áreas como a medicina, eletrônica e engenharia dos materiais entre outras. A utilização da nanotecnologia esta presente em nosso cotidiano nos laptops, protetores solares, calçados esportivos, telefones celulares, tecidos, cosméticos, automóveis, medicamentos e outros. Com a utilização da Indústria 4.0 (softwares que terão alguma tomada de decisão na produção industrial de forma quase independente) ocorrerá uma potencialização da nanotecnologia para a produção de produtos mais seguros, duráveis, menores e "inteligentes". 
Uma técnica denominada de "nanoencapsulamento" consiste em aprisionar moléculas de uma substância dentro de partículas formadas de outra substância (como se fossem cápsulas biodegradáveis de tamanho nanométrico). 
nanotechnology.jpg
Fonte Google abril/2021
vishnu-mohanan-WBPubyEFNXw-unsplash.jpg
Fonte Google abril/2021
A dificuldade em determinar a potencialidade de impacto no meio ambiente ou nas pessoas através do uso constante ou mesmo no descarte destes materiais (nanopartículas) depende de estudos de causa e efeito, ou seja, se uma determinada intoxicação tem relação causal com algum produto que tenha utilizado a nanotecnologia. Caso seja evidenciado o efeito toxicológico incorrerá em "doença do trabalho" se ocorreu durante o período laboral.
Para cada tipo de procedimento nanotecnológico utilizado no desenvolvimento de um mesmo  determinado produto, o mesmo poderá ter comportamentos diferentes no organismo humano devido a forma como foi produzido.
Um exemplo de potencial intoxicação esta no descarte dos "nanochips" dos celulares, pois sendo jogados no meio ambiente podem se decompor e ficarem dispersos. Estes  "nanochips" por serem muito pequenos têm a capacidade de penetrar nas células de qualquer ser vivo no meio ambiente, com consequências ainda pouco conhecidas. 
Assim como o amianto foi banido como uso industrial devido a problemas respiratórios gerados aos trabalhadores, o caulim utilizado nas indústrias químicas esta sendo substituído pelo nanocaulim, porém a máscara protetora continua a mesma do caulim. O nanocaulim é muito menor e a toxicidade é outra.
Um outro impacto negativo da nanotecnologia, além dos estudos de toxicidade, é a de um problema de relação social psicológico, na qual o trabalhador "leva o trabalho" para casa, através do uso do celular ou computador, gerando uma jornada de trabalho mais prolongada. 
As relações familiares afetivas também acabam sendo impactadas na medida em que "é mais fácil" chamar os filhos para almoçar ou jantar através de mensagens em celulares do que subir as escadas ou gritar alto sem saber onde estão.
alexander-andrews-bxhYCD7cdq8-unsplash.j
Fonte Google abril/2021
toby56-dacmWVUmux4-unsplash.jpg
Fonte Google abril/2021
Atenção:
 
O YouTube permite acesso a outros links de vídeos automaticamente.
 
A gestão da CIPA 2020 2021 selecionou somente o link inicial do vídeo apresentado inicialmente "Programa Nanotecnologia do Avesso N.319"
Programa Nanotecnologia do Avesso N. 319
Dra. Arline Arcuri
(FUNDACENTRO)
(obs.: somente o link inicial pertence à "VI SIPAT") (Vídeo com alguma restrição de som) 
Palestras da FUNDACENTRO sobre Nanotecnologia e seus impactos sobre a SST
Dias 05, 12, 19, 26 de maio e 02 de junho.      Horário das 16h00 às 17h30
Atenção:
 
O YouTube permite acesso a outros links de vídeos automaticamente.
 
A gestão da CIPA 2020 2021 selecionou somente o link inicial do vídeo apresentado inicialmente "Ciclo de Palestras"
Palestra Especial para a VI SIPAT da Etec de São Paulo
Dra. Arline Arcuri (FUNDACENTRO)
Tema: Nanotecnologia e a Saúde dos Trabalhadores


VI SIPAT Encerrada
Enviem as dúvidas (até 26/05/2021) para o e-mail       e018cipa@cps.sp.gov.br 
 
A Dra. Arline Arcuri (FUNDACENTRO) responderá e repassaremos a resposta no e-mail informado no dia 28/05/2021.
Tema: Nanotecnologia e a Saúde dos Trabalhadores
bottom of page